Encontro de Formação Pedagógica
do Sistema de Ensino Mary Ward 2019

 

5 de fevereiro de 2019

 

Com o tema “Novas Arquiteturas de Aprendizagem”, em 24 de janeiro, na capital paulista, foi realizado o Encontro de Formação Pedagógica do Sistema de Ensino Mary Ward 2019. O evento contou com a presença dos docentes das três escolas do Sistema de Ensino Mary Ward: o Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria (Beá), o Colégio Mary Ward e a Escola Santa Maria, que sediou o encontro.

 

A edição deste ano começou com a Profa. Eliane Vilela, coordenadora pedagógica da Escola Santa Maria, dando as boas-vindas aos professores. Em seguida, os docentes tiveram momentos de espiritualidade.

 

A abertura do encontro também teve a participação da Ir. Maria Helena Gabai, provincial da Congregação de Jesus, a mantenedora do Sistema de Ensino Mary Ward, da Ir. Aparecida dos Santos, que dirigiu a Escola Santa Maria durante muitos anos e atualmente é ecônoma provincial, e da Ir. Teresinha Tizatto, que foi diretora administrativa da Escola Santa Maria em 2018.

Durante o evento, foram homenageadas as irmãs Caetana Cavaglieri, diretora geral do Colégio Mary Ward, Mônica de Moraes, diretora do Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria, e Terezinha Santana, secretária provincial e orientadora educacional da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental I do Beá.

 

Após a abertura, os docentes tiveram uma palestra sobre “Metodologias Ativas de Aprendizagem”, com o Prof. José Moran, mestre e doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e cofundador do Projeto Escola do Futuro da USP. Em seguida, se dividiram em três grupos, para a participação em oficinas pedagógicas com os temas “Cultura Maker e Educação para a Criatividade”, “Gamificação e Aprendizagem por Jogos” e “Ensino Híbrido”.

 

Depois do almoço, os professores tiveram alguns momentos para a construção coletiva de projetos didáticos para o ano de 2019. Para isso, foram distribuídos em oito grupos menores.

Participaram do encerramento do encontro a Ir. Mônica e os professores Alcir Caria e Carlos César Marconi, diretores pedagógicos da Escola Santa Maria e do Colégio Mary Ward, respectivamente.

 

Para mais informações sobre as escolas do Sistema de Ensino Mary Ward, clique aqui.