04.jpg

CURSO SOBRE MARY WARD EM YORK, INGLATERRA.

 

Participantes: Irmãs da Congregação de Jesus (CJ) e do Instituto Beatíssima Virgem Maria (IBVM) da Itália, Quênia, Maurício, Inglaterra, Índia, Canadá, Romênia, Zimbábue, Irlanda e Brasil.

 

O curso realizou-se nos dias 15 de julho a 02 de agosto de 2019, no Bar Convent em York, Inglaterra, com o objetivo de capacitar as participantes para que continuem divulgando o carisma de Mary Ward e o amor pela sua obra, em suas próprias Províncias e Regiões.

 

Utilizamos, para os estudos,  os documentos originais permitindo as participantes detalhes sobre a infância de Mary Ward, o contexto histórico, a sua família, a adolescência, preparação para a Primeira Eucaristia, os desafios para manter a fé perante a perseguição aos católicos, o chamado à vida religiosa, a busca pela confirmação do plano de Deus, as experiências de caminhada e comunicação com as suas companheiras, acompanhamento espiritual com os padres jesuítas, a prática dos exercícios espirituais, procura pela aprovação da Congregação e a sua missão na Igreja.

 

Entre os temas estudados gostaria de destacar as experiências iluminadoras que ajudaram Mary Ward a realizar concretamente o projeto de Deus na Igreja: a visão da Glória de 1609; Toma o mesmo da Companhia em 1611; Visão da Alma Justa em 1615. Essas visões continuam inspirando a caminhada dos atuais membros da CJ e IBVM, que buscam  realizar a vontade de Deus nos locais de missão onde estão inseridas.

 

Estudamos os documentos que tratam do reconhecimento de Mary Ward como fundadora, o Decreto de aprovação e confirmação do Instituto e a busca pela canonização de Mary Ward. Estudamos, também, alguns documentos que tratam dos momentos sombrios, como: a supressão da Congregação, a prisão no convento de Anger e a saúde frágil.

 

Foram experiências inesquecíveis de estudo e reflexão sobre o Carisma de Mary Ward, vivência fraterna com Irmãs de diversas países e elaboração de um plano para compartilhar os conhecimentos.  Portanto, agradeço a Deus pela oportunidade que recebi do Generalato, o apoio e as orações das Irmãs da CJ,  Amigos de Mary Ward e Educadores do Sistema de Ensino Mary Ward.

 

Muito obrigada, Ir. Terezinha Santana.

E-mail: santana@iebvm.g12.br